quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como cortar a unha de seu cão


Quando se trata dos meus cães, nada me faz mais nervoso do que ter que cortar as unhas deles. Na verdade eu adiei tanto essa tarefa que fico ouvindo os "click-click" no chão por causa das unhas longas. Esse é o sinal para mim de que as unha precisam ser cortadas.
O motivo principal para que eu tenha dificuldades em cortar unhas de cachorro é que os meus não gostam de ter os pés tocados. Eu não toquei as patas deles tanto quanto eu deveria quando eram filhotes. Então aqui vai um conselho: se você adquirir um novo cachorro, faça-o ficar à vontade quando tiver as patas e unhas tocadas.
  1. Você deve comprar um cortador de unhas para cachorro. Você não deve tentar cortar as unhas de um cão com um cortador que você. Unhas caninas são muito duras e espessas. Os cortadores projetados para humanos simplesmente não cortam as unhas deles.
  2. Posicione cachorros pequenos em seu colo para ter acesso fácil às unhas. Cachorros grandes podem ser colocado em uma mesa ou sofá. Você também pode se sentar no chão para cortar as unhas de um cão grande se ele ficar nervoso sobre uma mesa. Você deve conversar com seu cachorro durante todo o corte para tranquilizá-lo e dizer que tudo vai ficar bem.
  3. Pegue a pata firmemente. Segure o cortador de unhas de modo que a parte móvel fique ao lado de seus dedos e a parada fique na palma de sua mão.
  4. Você deve fazer o corte da base da unha para cima. Você nunca deve cortar as unhas seu cão de cima para baixo. Uma maneira de se lembrar como segurar o cortador que as costas dos seus dedos devem tocar a palma do pe do seu cão.
  5. Quando estiver cortando as unhas de um cachorro, comece fazendo cortes curtos. Isso permitirá que você veja o quão perto está do sabugo. Tenha em mente que cães não habituados a ter os pés manipulados vão ficar tremendo e se mexendo. Isto pode fazer você pensar que está machucando-o. Se você não cortar as cutículas dele, cortar unhas é indolor.
  6. Se o seu cachorro tiver unhas brancas ou pálidas, você conseguirá ver onde a veia ou o sabugo se localiza. Esta área é rosa. Se o seu cachorro tem unhas escuras, você pode identificar quando estiver chegando perto do sabugo quando o centro da unha começar a ficar escuro.
  7. Se você acabar cortando as unhas do cachorro até o sabugo, ela vai sangrar. Você pode aplicar pressão e em pó na ponta da unha. Isso deve parar o sangramento. Se o sangramento for grande e não parar dentro de oito a dez minutos, você deverá levar seu cachorro para o veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário